Gestão de equipes em momentos de Crise

Gestão de equipes em momentos de Crise

O RH é uma das áreas primordiais para as companhias, visto que, é quem cuida do principal ativo do negócio: as Pessoas. Tendo dito isso, no momento que vivemos atualmente é constante a dúvida de como gerir as equipes durante momentos de crise ou, mais especificadamente, durante a pandemia.

Além das mudanças de rotinas e processos por conta da pandemia, também há a necessidade de adaptar o RH para uma nova era, a Era da Experiência. Esses novos paradigmas geram dúvidas acerca de como realizar todos esses processos durante períodos desafiadores, mas é possível pensarmos juntos em uma solução.

Estamos no século XXI, e temos uma poderosa aliada para gerir, capacitar e melhorar a experiência de nossas equipes. A Tecnologia. Soluções para RH estão em constante evolução, para atender as novas demandas dos colaboradores e legislação. Tendo como resultado um RH estratégico.

Abaixo citamos algumas soluções que você, membro da equipe de RH, pode utilizar para conseguir contornar as dificuldades de gestão do momento atual, de forma simples e intuitiva (ao final, cito uma ferramenta gratuita que você já pode começar a utilizar agora mesmo):

 

Gestão de aprendizagem

O momento que passamos não permite que nossos colaboradores se reúnam para realizarmos qualquer tipo de treinamento ou capacitação sem a possibilidade de comprometimento da saúde dos participantes.

Tendo isso em mente, a realização de treinamentos de forma remota e com a mesma qualidade do presencial nunca se fez tão valiosa. É possível fazer capacitações tanto para o público interno e externo, de forma remota (contando com acesso em dispositivos móveis), mensurar ROI, ter colaboração de equipes e ainda manter o compliance regulatório em alguns segmentos.

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Gestão de Performance

A situação atual mudou como os processos de performance eram conduzidos, mas ainda assim é necessário medir e entender como está o desempenho de cada equipe e atingimento de metas, de uma maneira descomplicada e rápida. Com a solução certa, é possível ter uma gestão compartilhada das metas e do desempenho dos colaboradores, criando uma visão holística da empresa e proporcionando a integração entre funcionários e o plano estratégico da empresa.

Além disso, é possível ter um feedback e desempenhos contínuos, para que as informações sobre cada colaborador estejam sempre atualizadas e também garantindo transparência nos processos do RH.

Com esses tópicos em mente, foi desenvolvido um pacote de solução que, além de ser de rápida implementação, possui planos diferenciados para se adaptarem ao porte e momento de sua empresa.

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Gestão de Experiência do Colaborador (HXM)

A situação da pandemia afetou milhares de pessoas em todo o mundo, e isso já é sabido por todos. Alguns setores já retomaram suas atividades (total ou parcial), e outros ainda estão com trabalho remoto ativo. A dúvida que surge nesse momento é de saber como os colaboradores estão se sentindo nessa situação, e qual o sentimento deles perante as ações que o RH vem tomando.

Pensando nisso, a SAP liberou uma ferramenta gratuita para ajudar equipes de RH à gerirem essa experiência dos colaboradores durante a pandemia da COVID-19, tanto para quem está trabalhando de casa, quanto para quem já precisou retomar às atividades presencialmente. Para saber mais, é só escanear o QR Code abaixo ou deixar seu comentário.

Dúvidas, sugestões? Estou ansioso para ouvir sua opinião!

 

Autor: Victor Gularte Sauerbronn

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