O papel do RH com a transformação digital

O papel do RH com a transformação digital

Tendências dessa transformação nas organizações: #1 Gestão da informação e do conhecimento Diante de tanta informação disponível, produzida a partir das redes sociais, da interação e colaboração entre os indivíduos, e de reflexões sobre temas importantes, a geração e transformação do conhecimento são constantes. Esse conhecimento se torna rapidamente obsoleto, e acompanhar tendências e trocar informações – em todas as áreas de conhecimento – se tornou essencial para se desenvolver e agregar valor às empresas. Nesse contexto, chega como tendência de RH a necessidade da gestão do conhecimento, da diversidade de formação e da mediação de experiências de aprendizagem, para somar resultados à empresa e ao profissional. #2 Aquisição de talentos: o recrutador cognitivo  Através dos novos meios de atração integrados a ferramenta do próprio Rh que auxiliam no processo de seleção dos candidatos mais consistente (interno / externos), escalável e totalmente legal. Reduzindo  o tempo e custo no processo de recrutamento e seleção. Pois o controle do processo fica totalmente vinculado a empresa. #3 Jornada e local de trabalho flexíveis Há poucas décadas, as áreas de RH lidavam com o desafio de ajudar os profissionais na busca do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Mas a conectividade e mobilidade trazidas pela transformação digital, mudou esse panorama. Os colaboradores estão quase sempre acessíveis, logo o equilíbrio da vida pessoal e profissional dá lugar a necessidade de flexibilidade para trabalhar fora de horários fixos e tomar pausas curtas – e pessoais – durante a jornada de trabalho tradicional. O trabalho deixa de ser um local fixo, com horário determinado de chegada e saída, e torna-se parte integrante da vida da maioria dos profissionais. #4 Análise de dados e indicadores de desempenho Com a digitalização dos negócios e da vida social e pessoal, dados podem vir de uma variedade de fontes. Com essa grande quantidade de dados disponíveis – inclusive de seus colaboradores – o mercado de RH precisa entender como analisá-los para desenvolver, por exemplo, ações voltadas à retenção de talentos e desenvolvimento de lideranças. Essas informações são valiosas, se bem aplicadas, para entender melhor as pessoas que formam a empresa, como se comportam, o que buscam e como devem ter seu desempenho medido e potencializado. #5 Aproximação de RH e área de TI (Tecnologia da Informação) Com a utilização tão grande de dispositivos e aplicativos amplamente usados nas empresas atualmente, assim como os dados em nuvem, a área de RH se aproxima da TI impulsionada pelo movimento de “consumerização” da tecnologia. Nesse cenário, RH e TI passam a pensar em ferramentas para os colaboradores e não mais para o RH. A digitalização tende a modificar fortemente o mercado de RH, que deverá ter seus processos revistos e integrados com outras áreas da empresa. Será necessário “pensar digital” para dar às tendências de RH respostas inovadoras e ágeis. Ao encarar essas tendências como oportunidade, você transformará o RH da sua empresa em um setor estratégico e atuante em prol de resultados para o negócio! Conclusão: A transformação digital chegou para melhorar a maneira de trabalharmos e tornar as empresas mais modernas e eficientes. E o capital humano é o principal alicerce para qualquer transformação e sustentação da mudança organizacional. Por isso, o ponta pé inicial nessa grande mudança está na modernização e adequação do Rh frente a essa nova realidade. E você, gestor, está acompanhando esse movimento? Está atento às novas exigências do mercado de RHConfira o que as tendências de RH reservam para os profissionais que atuam na gestão de pessoas.]]>

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