Experiência do Colaborador: Sua empresa já está nessa?

Experiência do Colaborador: Sua empresa já está nessa?

Já faz um tempo que ouvimos falar da Experiência do Usuário, e a maioria dos negócios voltou sua total atenção para esse tópico, em buscar de deixar o contato do usuário com a empresa o mais rápido, prático e intuitivo possível.

Contudo, também temos a necessidade de melhorar essa experiência não só para nossos público externo, mas também para aqueles que fazem nossos negócios girarem: nossos Colaboradores.

A seguir alguns passos simples que podem ser adotados para trazer sua empresa mais próxima dos seus funcionários e que pode garantir vantagem competitiva no mercado:

  1. Crie conexões com seus colaboradores: Saiba escutá-los e entendê-los, sempre demonstrando empatia. Ninguém melhor para dar uma visão da sua empresa do que alguém que está dentro, certo?
  2. Utilize ferramentas modernas para entender seus colaboradores, para conhecer os problemas do dia-a-dia, emoções e assim conseguir gerar estratégias reais;
  3. Nunca se esqueça do lado Humano da experiência do colaborador, e do que é relevante para cada grupo;
  4. Cultive uma cultura de Feedback contínuo, comunicação e envolva os colaboradores nas soluções dos desafios;
  5. Tenha indicadores e simplifique processos;
  6. Por fim, se lembre que a Experiência do Colaborador não é algo parado, estático. É orgânico e vivo, então, sempre faça um acompanhamento!

Seguindo esses passos é possível pode trazer uma ótima experiência para seus colaboradores, desde a fase de entrevista até o desligamento. Isso não trará somente resultados melhores das equipes quanto uma imagem e marca mais relevante perante ao mercado.

Autor: Victor Gularte Sauerbronn

Deixe uma resposta