Já faz um tempo que ouvimos falar da Experiência do Usuário, e a maioria dos negócios voltou sua total atenção para esse tópico, em buscar de deixar o contato do usuário com a empresa o mais rápido, prático e intuitivo possível.
Contudo, também temos a necessidade de melhorar essa experiência não só para nossos público externo, mas também para aqueles que fazem nossos negócios girarem: nossos Colaboradores.
A seguir alguns passos simples que podem ser adotados para trazer sua empresa mais próxima dos seus funcionários e que pode garantir vantagem competitiva no mercado:
- Crie conexões com seus colaboradores: Saiba escutá-los e entendê-los, sempre demonstrando empatia. Ninguém melhor para dar uma visão da sua empresa do que alguém que está dentro, certo?
- Utilize ferramentas modernas para entender seus colaboradores, para conhecer os problemas do dia-a-dia, emoções e assim conseguir gerar estratégias reais;
- Nunca se esqueça do lado Humano da experiência do colaborador, e do que é relevante para cada grupo;
- Cultive uma cultura de Feedback contínuo, comunicação e envolva os colaboradores nas soluções dos desafios;
- Tenha indicadores e simplifique processos;
- Por fim, se lembre que a Experiência do Colaborador não é algo parado, estático. É orgânico e vivo, então, sempre faça um acompanhamento!
Seguindo esses passos é possível pode trazer uma ótima experiência para seus colaboradores, desde a fase de entrevista até o desligamento. Isso não trará somente resultados melhores das equipes quanto uma imagem e marca mais relevante perante ao mercado.
Autor: Victor Gularte Sauerbronn